segunda-feira, 25 de abril de 2011

Malefícios da maconha.

"O uso limitado e inibido não pode inferir o prejuízo que será quando de uso indiscriminado e livre. Os danos serão muito maiores."


Fonte: 1 a cada 4 pacientes com câncer de testículo usa maconha

"Um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, aponta que 25% dos pacientes com câncer de testículo atendidos no setor de urologia da unidade assumem o consumo regular de maconha..."


Fonte: Fumar maconha todo dia afeta a química do cérebro

"Por meio de imagens dos cérebros dos participantes, os pesquisadores conseguiram visualizar que os receptores CB1 dos fumantes de maconha já haviam diminuído cerca de 20% em comparação com as pessoas saudáveis, explica Jussi Hirvonen, um dos pesquisadores..."

Fonte: Uso de maconha na adolescência e risco de esquizofrenia

"O abuso de maconha entre adolescentes dos países desenvolvidos vem aumentando significativamente nas últimas decadas.Uma das possíveis explicações para esse fato é a percepção de que a maconha é uma "droga leve", Esse conceito, no entanto, tem sido contestado por recentes estudos longitudinais realizados na Europa e na Nova Zelândia..."
Fonte: Danos no cérebro são expressivos também para usuário "LEVE" de maconha

"Você já deve ter ouvido algum defensor da maconha dizer que fumar um ou dois baseados por dia não faz mal a ninguém. Porém, um estudo realizado na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) mostra que mesmo usuários leves da droga podem ter danos em funções do cérebro..."

Fonte: O mundo das drogas

"...o Dr. Mitchell tira do jaleco uma conclusão extraída de pesquisas americanas que demonstram que "crescem as evidências de que, entre os adolescentes e os jovens, a maconha é uma das maiores causas de problemas psiquiátricos que os EUA vêm enfrentando". Corroborando a assertiva do médico, o NIDA — National Institute of Drug Abuse (Instituto Nacional de Abuso de Drogas, dos EUA)..."

Fonte: O mundo das drogas

"...Liberar o uso da maconha seria aumentar a maré de mortes por câncer, enfisema e edema pulmonar, bronquite, pneumonia, hipertensão arterial, infarto. Como diminui os reflexos e debilita a atenção, acidentes de automóveis são mais comuns entre os usuários de maconha. Um levantamento feito no Canadá pelo Dr. Sterling Smith (*) mostrou que, entre os motoristas envolvidos em acidentes fatais, 16% deles haviam fumado maconha antes do evento..."

"...Nunca matou ninguém comprovadamente e não leva seus usuários a atos violentos. Certo. E quanto ao suicídio? É sabido que usuário de drogas, sejam elas quais forem, estão muito mais propensos a dar cabo da própria vida do que outras pessoas..."


Fonte: Análise psicológica da maconha

"Como os efeitos maléficos do cigarro são diretamente proporcionais a intensidade do uso, dificilmente um usuário de maconha terá os mesmos problemas do usuário do cigarro como câncer ou enfisema. Contudo os efeitos maléficos da maconha são outros..."

Fonte: Maconha elevaria risco de ataque cardíaco

"Estudos anteriores concentraram-se apenas nos efeitos neurológicos da droga.Consumo aumenta nível de proteína que causa problemas no coração..."

Fonte: Funcionamento cognitivo/Maconha

"Em 2002 foram publicados os resultados de uma pesquisa sobre o consumo prolongado da maconha e o funcionamento cognitivo dos usuários. A pesquisa foi feita em três lugares (Seattle, Farmington e Miami) entre pessoas que queriam controlar o hábito. Eram mais de cem usuários quase-diários, metade com muitos anos de uso (média de 23,9 anos) e metade com menos tempo de uso (10,2 anos). Muitos usuários se surpreendem quando descobrem que usam maconha há mais tempo do que acreditavam..."

Fonte: Estudo sugere que skunk pode elevar risco de psicose

"Uma pesquisa do King's College de Londres sugere que pessoas que usam a variedade mais forte da maconha, conhecida como skunk, têm mais risco de sofrer com problemas como psicose do que as que usam as formas mais suaves da droga..."

Fonte: Dependência de maconha chega a 20% dos usuários

"Maconha é a droga mais consumida em seis países da América do Sul"

Fonte: Maconha pode aumentar as mamas dos meninos

"Além das fisiológicas, o problema pode aparecer pelo consumo excessivo de anabolizantes, cerveja e maconha. “Presente nos anabólicos, usados para aumentar a massa muscular, a testosterona pode ser transformada pelo organismo masculino em estrogênio, o hormônio feminino. Como resultado, você vê o aparecimento de traços femininos no garoto, sendo o desenvolvimento de mamas um deles”, explica o médico..."

Fonte: Maconha é a ilícita que mais vicia no Brasil

"A pesquisa mais recente sobre drogas verificou que 11,2 % da população brasileira é dependente de bebidas alcóolicas, 9% de tabaco e 1% de maconha. No primeiro levantamento domiciliar sobre drogas, realizado pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), foram ouvidas 8.589 pessoas de 12 a 65 anos, entre outubro e dezembro de 2001, nos 107 municípios com população superior a 200 mil habitantes..."

Fonte: Maconha é porta de entra para outras drogas

"Especializado no tratamento de dependentes químicos, o psiquiatra argentino Eduardo Kalina, 63 anos, faz um alerta: o cérebro nunca esquece a sensação provocada pela droga. Para um dependente químico, a cura exige a abdicação total das drogas, inclusive álcool e cigarro por toda a vida..."

Fonte: Maconha abre caminhos para outras drogas

" Uma das principais atrações do XVII Congresso da Aebad foi a presença do pesquisador David Fergusson, que coordenou a maior pesquisa já realizada sobre maconha no mundo. As novidades trazidas pelo pesquisador neozelandês derrubam o mito da “droga inocente”

Fonte: Uso regular de maconha coloca os dentes em risco

"Usuários freqüentes têm quatro mais vezes chance de danificar gengivas.Risco de perder os dentes também aumenta, em duas vezes..."

Fonte: Fumar maconha atrapalha na escola/faculdade

"Será que o guri era meio atrapalhadinho das idéias, daí virou maconheiro, ou será que, por ser maconheiro, ficou meio atrapalhadinho das idéias?" Foi criando polêmica que Sérgio de Paula Ramos, convidado especial do curso "Maconha- mitos e verdades", do IV Simpósio Internancional sobre Álcool e Outras Drogas, iniciou sua fala, no primeiro dia do encontro. O palestrante trouxe o tema "Maconha e transtornos mentais: qual a relação?"

Fonte: Maconha seria responsável por mais de 30mil mortes

" Fumar maconha seria responsável por mais de 30.000 mortes no Reino Unido, estimam os médicos do Imperial College London e do St Mary's Hospital..."

Fonte: Maconha é a mais presente entre as vítimas de trauma

" A pesquisa fez parte de um estudo epidemiológico sobre álcool e traumas da Organização Mundial de Saúde - OMS, realizado em 2001, em departamentos de urgência de 12 países. Entretanto, no Brasil, os pesquisadores resolveram incluir a análise de outras substâncias psicoativas, como maconha, cocaína e benzodiazepínicos na prevalência desses traumas, resultando na dissertação de mestrado da psiquiatra Alessandra Diehl Reis, apresentada recentemente na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp..."

Fonte: Maconha: quanto mais cedo, maior o prejuízo cognitivo

"Estudo realizado pela Unifesp mostra que o indivíduo que inicia o uso da maconha ainda na adolescência apresenta mais prejuízos na formação de conceitos abstratos e na flexibilidade cognitiva, aspectos relacionados ao funcionamento executivo do cérebro..."

Fonte: Fumar maconha encolhe áreas do cérebro

"Usuários de maconha de longo prazo podem ter reduzido duas importantes estruturas de seus cérebros, disseram pesquisadores na segunda-feira..."

Fonte: Maconha atrapalha desenvolvimento cerebral

"Um estudo descobriu novos efeitos da maconha no cérebro de jovens ou adultos que façam uso da substância: Eles têm maiores chances de ter problemas no desenvolvimento do cérebro..."

Fonte: Uso de maconha danifica cérebro de adolescentes

"Adolescentes que consomem maconha regularmente correm o risco de danificar uma importante via do cérebro ligada ao desenvolvimento da linguagem e os que possuem predisposição à esquizofrenia podem ser vítimas da doença mais cedo, disseram pesquisadores na quarta-feira..."

Fonte: Maconha triplica predisposição à esquizofrenia

"Variações bruscas de humor, transtornos de personalidade, paranoias, agitação, agressividade, abandono de trabalho ou estudos e distanciamento da família sem motivo aparente. São algumas mudanças percebidas pela família ou por amigos e que podem evidenciar perturbações por uso de drogas. São muito difundidos os prejuízos causados pelo álcool, pelo crack e pela cocaína, mas a maconha é uma droga considerada inocente e isso, segundo especialistas, não é verdade..."

Fonte: Mais um estudo liga maconha à agressividade

"Esse estudo objetivou avaliar as habilidades sociais de adolescentes usuários de maconha e comparar seu desempenho com o de não-usuários. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Sociais – IHS;Screening Cognitivo do WISC-III e do WAIS-III, Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck. A amostra constituiu-se de 98 adolescentes, com idades de 15 a 22 anos, dos quais 49 eram usuários de maconha e 49 não o eram..."

Fonte: 40% dos dependentes de drogas em SP iniciaram vício entre 7 e 11 anos

" Pesquisa com jovens dependentes de drogas do estado de São Paulo revelou que 40% começaram a usar as substâncias entre 7 e 11 anos. O estudo, realizado pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão ligado à Secretaria da Saúde, foi realizado entre 2007 e 2009 com 112 jovens atendidos pela instituição..."

Fonte: Maconha causa infertilidade

" A maconha altera a produção do espermatozoide. Ele muda de formato e perde a mobilidade. Basta consumir a droga uma vez por semana para desenvolver esses efeitos”, afirmou o urologista Hallak..."

Fonte: Maconha é uma droga idiotizante, diz psiquiatra

"Entre a população estudantil, o uso da maconha, além de provocar todos os efeitos conhecidos, causa a queda no rendimento escolar, quando não o abandono dos estudos..."

Fonte: Quem fuma maconha tem mais problemas na cama

" Fumantes regulares de maconha podem estar trocando a vida sexual pelo prazer que sentem ao fumar, de acordo com um estudo feito na Universidade de Melbourne, Austrália, com 8,655 homens de 16 a 64 anos..."

Fonte: Males da maconha - explicações científicas

"...A partir de 1986 foram conhecidos dados que permitiram romper com a opinião coletiva predominante na época que costumava tratar a cocaína como uma droga recreativa, fenômeno que até hoje persiste, por exemplo, com a maconha e o ecstasy..."

Fonte: Estudo liga uso de maconha a câncer de testículo

"O uso frequente ou em longo prazo de maconha pode dobrar os riscos de um usuário desenvolver câncer de testículo, segundo um estudo do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos..."

Fonte: Maconha causa mais câncer que cigarro, diz estudo

"Fumar um cigarro de maconha equivale a um maço de cigarros de tabaco em termos de risco de câncer de pulmão, disseram cientistas da Nova Zelândia..."

Fonte: Maconha eleva risco de depressão e esquizofrenia

"Fumar maconha na adolescência eleva o risco de sofrer de depressão e esquizofrenia na vida adulta. O alerta feito por médicos foi divulgado hoje. Um baseado ocasional pode não ser prejudicial, mas as pessoas que começam a usar maconha durante a adolescência têm um risco maior de serem diagnosticadas com um distúrbio psiquiátrico mais tarde e a gravidade da doença está associada ao grau de exposição à droga..."

Fonte: Efeitos da maconha

"Para bom entendimento é melhor dividir os efeitos que a maconha produz sobre o homem em físicos (ação sobre o próprio corpo ou partes dele) e psíquicos (ação sobre a mente). Esses efeitos físicos e psíquicos sofrerão mudanças de acordo com o tempo de uso que se considera, ou seja, os efeitos são agudos (isto é, quando decorre apenas algumas horas após fumar) e crônicos (consequências que aparecem após o uso continuado por semanas, ou meses ou mesmo anos)..."

Fonte: Filhos de usuários de maconha são mais estressados

"A idéia popular entre jovens e adolescentes de que fumar maconha não faz mal nenhum pode estar colocando em risco não somente a saúde mental deles, mas a de seus filhos. Estudo brasileiro feito com bebês recém-nascidos de mães com média de idade de 16/17 anos que ingeriram a droga na gestação mostra que o consumo afeta o desenvolvimento neurológico do feto..."

Fonte: Maconha que abre portas para outras Drogas

"A maconha foi citada (n=29) na amostra como a primeira droga ilícita consumida..."

Fonte: Maconha pode causar arritmia e até infarte

"Eu quero reafirmar que a maconha é um dos grandes problemas hoje,não pode ser legalizada, porque produz vício e traz um desastre do ponto de vista cardiovascular, trazendo arritmias, provocando até espasmos nas coronárias que podem levar ao enfarte do miocárdio, em qualquer idade e em qualquer quantidade..."

Fonte: Síndrome de dependência de maconha

"A maconha, nome comum da Cannabis sativa, é a droga ilícita mais usada em todo mundo, o que justifica o aumento das pesquisas em relação ao sistema canabinóide nos últimos 15 anos. Apesar do aumento dos estudos, principalmente em humanos, em torno das propriedades de abuso da maconha, ainda não são bem conhecidos seus efeitos psicotrópicos responsáveis por desenvolverem uma síndrome de dependência..."

Fonte: Maconha pode adiantar aparecimento da esquizofrenia

"Fumar maconha pode adiantar em quase três anos o aparecimento de esquizofrenia e de outros quadros psicóticos.
A conclusão é de uma revisão de 83 estudos científicos já publicados sobre a relação entre o consumo dessa erva e o transtorno..."

Fonte: Maconha aumenta risco de problemas de ereção

"A pesquisa da Queen´s University, no Canadá, vai além do conhecimento já disseminado de que a maconha pode afetar certos receptores no cérebro. De acordo com o estudo de Rany Shamloul, pós-doutorando do Departamento de Farmacologia e Toxicologia, esses receptores também existem no pênis..."

Fonte: Fumar maconha prejudica os pulmões, diz estudo

"Pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, alertaram hoje para os danos que podem ser causadas aos pulmões devido ao fumo de maconha. O uso regular da erva em três ou quatro cigarros por semana, mesmo por menos de seis anos, pode prejudicar as funções pulmonares e eliminar os antioxidantes que o corpo usa para proteger as células, o que pode levar a doenças cardíacas e ao câncer..."

2 comentários:

  1. Cara, atualmente tenho um irmão internado em uma clínica de reabilitação, e antes disso, era o caos! brigas, quebradeira… só por causa desse tipo de lixo. Era misturar essa porcaria com um pouco de álcool (outra droga que deveria ser banida já que não acrescenta nada a ninguém), que era confusão na certa; meu irmão ficava literalmente doido!
    E pra ajudar, um bando de jovens desocupados, com bosta na cabeça, inventa a tal mobilização em prol da “marcha da maconha”… isso é o fim!!!
    Tanta coisa muito mais importante que precisa ser discutida e reivindicada nesse país… e os jovens, que deveriam tomar parte disso, preferem defender a legalização desse lixo.
    Nunca senti um odor tão nojento em toda minha vida. Não sei como tem caras que se acham o máximo dizendo que usam isso.
    É por essa e por outra que já perdi a esperança neste país / mundo / geração.
    Opaaa! nem tudo está perdido! pelo menos Curitiba, cidade com uma população mais civilizada e culta, foi na contra mão do sistema mobilizando o povo em uma caminhada contra a legalização das drogas.

    Vejo uma fagulha de esperança…

    ResponderExcluir
  2. Sempre há esperança, meu caro. Apesar de ser muito difícil. As pessoas precisam de informação, e fiz este blog pra assim, contribuir com ela. Maconheiro acha que "uma erva natural não pode te prejudicar", mas estão aí provas mais que suficientes que podem SIM ser danosa ao ser humano.

    ResponderExcluir